AS PALAVRINHAS MÁGICAS
- Patrícia Mendes
- 1 de ago. de 2019
- 3 min de leitura

Um assunto que parece clichê, mas que tem feito muita falta no ambiente de trabalho é o uso das palavrinhas mágicas.
Deveria ser básico, afinal, esse é o mínimo da boa educação. Quase sempre essas palavras estão dentre as primeiras lições que aprendemos em casa e na escola infantil, ou pelo menos deveria ser, acredito que no geral ainda sejam.
Mas o fato é que a gente cresce e elas desaparecem do vocabulário no mundo adulto no mundo do trabalho. Por que caem em desuso se são tão importantes para a convivência saudável do ser humano?
Temo em dizer que talvez as pressões e as correrias do mundo adulto e do trabalho nos desumanize e nos deseduque.
Esse é um cuidado importante que podemos e devemos tomar conosco e com todos aqueles com os quais lidamos no cotidiano quando queremos preservar um bom convívio.
Essas palavras fazem uma grande diferença no clima organizacional. Quem se lembra delas?
Eu considero 7 fundamentais:
- Bom dia.
- Boa tarde.
- Boa noite.
- Obrigado (a).
- Me desculpe.
- Por favor.
- Com licença.
Eu me lembro de uma pessoa que conheci bem no início da minha vida profissional. Ele não fazia uso de nenhuma dessas palavrinhas, chamava as pessoas com assovio, estalando os dedos, passava quase pisando em cima das pessoas sem pedir licença, isto quando não mandava logo um: - Sai, sai, sai... Nunca agradecia nada e sempre pedia favores como se fosse obrigação, e por aí vai. Isso o tornava sempre grosseiro e ríspido, embora no fundo ele tentasse ser uma pessoa bacana, a maior parte do dia ele conseguia deixar as pessoas acuadas e constrangidas com o jeito dele, e ainda gerava comentários de desagrado das pessoas à sua volta.
Lidar com essa pessoa foi um dos meus primeiros grandes desafios, por sorte não o enfrentei sozinha, colega e eu nos propusemos a falar com ele sobre isso e sobre o quanto era importante ele tratar melhor as pessoas e que algumas coisas bem simples, como o uso dessas palavrinhas mágicas já fariam uma grande diferença.
Conseguimos convencê-lo a se esforçar para aplicar essas palavras no cotidiano conosco e a lembrá-lo toda vez que elas fizessem falta no trato conosco. O ganho no clima da empresa foi imensurável, mais tarde ele mesmo agradeceu porque mudou também as relações dele com outras pessoas.
Essas simples palavras representam muito na forma como nos relacionamos com as outras pessoas, elas denotam, além da educação, respeito, gentileza, empatia, e por isso mudam a forma como as pessoas se tratam e se relacionam.
Se considerarmos que passamos a maior parte da vida no ambiente de trabalho, vale a pena lançar mão de recursos que promovam sempre uma boa convivência e o clima agradável.
Essas palavras têm tanto poder que podem amenizar e até mudar e inverter situações de conflitos e stress, aliviar as tensões que ocorrem no cotidiano de trabalho.
- Quando você cumprimenta com um Bom dia, Boa tarde, Boa noite, você acolhe quem está encontrando e recebe uma recíproca desse acolhimento.
- Quando você pede desculpas, você reconhece uma falha com um cliente, por exemplo, ele se sente satisfeito e sente seu reconhecimento e envolvimento na intenção de dar solução do problema que tenha ocorrido, o mesmo vale com os colegas, superiores, fornecedores, etc.
- Quando você agradece, você automaticamente motiva o outro a ser solícito e gentil com você sempre e vice-versa. Você não trata o outro como alguém que está ali obrigado a lhe servir. Gratidão é o maior reconhecimento nas relações humanas. Gratidão por passar informações, gratidão por atender bem, gratidão por trazer sugestões, tudo isso é fundamental e transforma o cotidiano de uma empresa em um ambiente positivo.
- Quando você pede um favor com jeitinho, você reconhece que o outro não tem obrigação de lhe servir e isto faz com que ele te favoreça como uma gentileza, com que ele se sinta feliz em te ajudar. O mesmo ocorrerá quando for o contrário, ninguém gosta de se sentir "obrigado" a nada.
Com licença, me desculpe, mas com todo respeito à sua pressa e às tensões do seu dia-a-dia, vale a pena focar nessas palavrinhas.
Por favor!
O clima organizacional agradece. Obrigada!
Comments