A Ética e a Linguagem Empresarial
- Patrícia Mendes
- 8 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
A ética nas organizações empresariais diz respeito ao comportamento das empresas e profissionais que cumprem todos os seus compromissos pautados em valores que são convencionados para estas relações com todos aqueles com os quais se relacionam, quais sejam: clientes, empregados, investidores, fornecedores, instituições financeiras, governo e comunidade em geral.
É através da comunicação, de um bom diálogo com as informações e dados e entre as pessoas da empresa que a ética se concretiza.
Os principais aspectos que devem se destacar na forma como usamos a linguagem de forma ética no trabalho são: lealdade, respeito, transparência e integridade.
1. Lealdade
Ter como base a construção de relacionamentos abertos e honestos. Esta é uma das pedras angulares das relações éticas nas empresas.
Evitar fofocas, conversas aleatórias que possam gerar atritos e comprometer o ambiente, evitar falar demais e até de menos sabendo que pode prejudicar a empresa, os clientes ou os profissionais ali envolvidos.
2. Respeito com as pessoas
O respeito é a base de qualquer relacionamento, não pode ser diferente no ambiente de trabalho de uma empresa.
Procurar oferecer oportunidades e tratamentos iguais, independente de etnia, origem, idade, gênero, crença religiosa ou escolhas de vida, ou seja, livre de preconceitos e discriminações que desrespeitam a diversidade humana.
Saber ouvir, além de falar coisas positivas, saber calar quando o assunto tender a um conflito de intolerância.
Promover o diálogo respeitoso entre colegas e com todos aqueles com os quais se relaciona no ambiente de trabalho, com acolhimento às diferenças e uma forma de tratar bem a todos.
3. Transparência
Clareza e honestidade com todas as pessoas no ambiente de trabalho.
Saber prestar contas de suas atividades a quem de direito de forma clara, transparente e honesta.
Não omitir informações que possam comprometer de algum modo as pessoas ou a empresa no sentido de prejudicar quem quer que seja.
Muitas vezes será preferível uma péssima verdade para que se possa corrigir e sanar situações em tempo do que uma doce mentira que pode arruinar com os resultados e vir à tona tarde demais comprometendo a empresa e profissionais que dela dependem.
4. Integridade comercial
A integridade abrange os outros três conceitos citados. Agir com integridade e senso de justiça, evitar mentiras e conversas que coloquem em risco a integridade da empresa e a sua própria ou a de colegas, clientes, fornecedores, etc.
Muitas vezes no ambiente de trabalho pode ocorrer uma posição de conflito entre os interesses do cliente e os interesses da empresa, tanto por uma possível dualidade entre o tratamento que a organização exige dos funcionários para com os clientes e o tratamento que a organização dispensa a eles, como pelo processo natural de disputa pelo poder nos processos de tomada de decisão que ocorrem no âmbito interno.
Portanto, manter um padrão de valores éticos nas relações no âmbito da empresa é essencial para evitar esse tipo de conflito que coloca em xeque a credibilidade e a integridade da empresa e dos profissionais que nela trabalham.
A ÉTICA é mais que uma linguagem, é palavra de ordem no ambiente e nas relações empresariais.

Comments